27/06/2026
Mundo das Notícias»Notícias»Procissão reúne milhares de fiéis pela padroeira de MS

Procissão reúne milhares de fiéis pela padroeira de MS

Procissão reúne milhares de fiéis pela padroeira de MS

A tradicional procissão em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reuniu milhares de fiéis neste sábado (27), em Campo Grande, durante as comemorações do dia da padroeira de Mato Grosso do Sul. A programação marca o encerramento do novenário realizado ao longo dos últimos nove dias e inclui procissão pelas ruas do Bairro Amambaí, Santa Missa e a última noite da festa social promovida pelo Santuário Estadual.

Segundo o vigário do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Rodrigo Augusto, a celebração representa o ponto alto da preparação espiritual dos devotos. “Hoje é o coroamento de todo o esforço e de todo o trabalho realizado ao longo deste novenário. A procissão é o momento de expressarmos publicamente nossa gratidão, nosso louvor e nossas orações a Nossa Senhora, pedindo as graças de que precisamos e agradecendo pelas bênçãos recebidas ao longo do último ano”, afirmou.

O padre destacou que a caminhada é uma manifestação pública da fé dos católicos. “É sempre um momento muito especial, aguardado pelos devotos. Além do santuário, levamos para as ruas da cidade o nosso amor por Maria e o testemunho da nossa devoção à Mãe do Perpétuo Socorro.”

A procissão integra a programação da festa há nove anos, período que coincide com a proclamação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul. De acordo com o padre Rodrigo, a devoção à santa faz parte da história do Estado desde a chegada dos missionários redentoristas, em 1929.

A partir da instalação da congregação em Aquidauana, no ano seguinte, a devoção se espalhou por diversas cidades, tendo Campo Grande como principal centro de peregrinação. “Ela foi proclamada padroeira porque é, sem dúvida, a invocação mariana mais presente na vida dos sul-mato-grossenses. Sua devoção atravessa gerações e está profundamente enraizada na história do nosso povo”, explicou.

O percurso da procissão foi definido em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana e passa pelas ruas do Bairro Amambaí e pela Avenida Afonso Pena, retornando ao Santuário Estadual. A caminhada teve início às 18h e na sequência foi seguida pela Santa Missa, presidida pelo padre Edilei Rosa Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor.

Após a celebração religiosa, os fiéis puderam participar da última noite da festa social, realizada nos fundos do santuário, próximo ao Centro de Apoio ao Devoto. A programação contou com comidas típicas de festas juninas, apresentações musicais e atividades para as famílias.

Frequentador do santuário desde 2019, quando participou de um casamento comunitário, o policial militar Velbion Azambuja da Silva, de 54 anos, afirma que não perde uma edição da procissão. “Todos os anos participo. Já carreguei o andor e, neste ano, vou ajudar minha esposa em outras atividades. É um momento muito bonito, de união das pessoas, independentemente da profissão ou da origem. Deus é para todos”, disse.

A dona de casa Marli Salete Dalmasso, de 53 anos, também acompanha as celebrações regularmente e considera a fé essencial diante das dificuldades da vida. “Sem Deus a gente não é nada. Hoje enfrentamos muitos desafios, e participar das missas, novenas e procissões fortalece a nossa caminhada. Eu venho todos os domingos e procuro incentivar meu filho desde pequeno a viver essa fé”, contou.

Para o policial militar aposentado Adalberto Cordeiro de Oliveira, de 61 anos, a devoção representa esperança e fortalecimento espiritual. “A fé é o que nos sustenta diante das dificuldades da vida. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assim como todas as invocações de Maria, nos aproxima de Deus e nos ajuda a seguir o melhor caminho. O importante é nunca abandonar a fé, pois ela traz paz, fortalece a família e melhora a convivência com as pessoas”, afirmou.