27/06/2026
Mundo das Notícias»Notícias»PMs salvam técnica de necropsia desacordada em rodovia

PMs salvam técnica de necropsia desacordada em rodovia

PMs salvam técnica de necropsia desacordada em rodovia

Policiais militares da 5ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) prestaram socorro a uma mulher encontrada caída e desacordada na MS-080, na saída para Rochedo, em Campo Grande, na noite desta sexta-feira (26).

A equipe voltava de uma instrução no estande da PF (Polícia Federal), quando viu a vítima no chão, às margens da rodovia, e decidiu retornar para verificar a situação.

Na viatura estavam os soldados Victória Leone Oliveira, Cavalheiro, Veiga e Andrade. Segundo Victória, a equipe seguia pela rodovia em direção ao Detran quando percebeu que havia uma mulher caída no chão, aparentemente desmaiada.

Ao se aproximarem, os policiais perceberam que a mulher estava muito pálida e não respondia aos chamados. Victória e o soldado Cavalheiro iniciaram os primeiros socorros, enquanto os outros dois militares passaram a controlar o trânsito no local, já que havia grande fluxo de caminhões.

“Eu e o Cavalheiro começamos os primeiros socorros, porque ela estava muito pálida e não respondia. Verificamos o pulso dela e estava muito fraco. Como ela estava de barriga para baixo, fizemos a manobra para virá-la e imobilizar a cervical. A partir daí, o Cavalheiro ficou cuidando dessa imobilização e eu comecei a fazer estímulos para ela falar comigo”, contou Victória.

Durante o atendimento, a mulher começou a responder aos chamados. Foi nesse momento que os policiais conseguiram levantar as primeiras informações sobre ela e entenderam que se tratava de uma situação de sofrimento emocional grave.

“Chamei ela, e ela começou a responder. Foi aí que conseguimos saber o nome dela e entender o que estava acontecendo. Ela disse que havia tomado remédios. Como era uma situação muito delicada, tentei não deixar ela apagar. Fiquei contendo, conversando e acalmando até a chegada do Corpo de Bombeiros”, afirmou Victória.

A soldado contou que a mulher chorava bastante e demonstrava desespero. Segundo ela, a principal preocupação da equipe era manter a vítima consciente e protegida até a chegada do socorro especializado.

“Ela chorava e dizia que não aguentava mais. Eu só fui acalmando, dizendo que estava ali com ela e que ela não estava sozinha. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, passei todas as informações que havia conseguido e eles fizeram os procedimentos deles”, disse.

Victória relatou ainda que esta foi a primeira vez que passou por uma ocorrência desse tipo. Depois que a mulher ficou sob os cuidados dos bombeiros, a própria policial precisou ser amparada por um colega.

“Nunca tinha passado por isso. Foi a primeira vez. Depois que ela ficou sob os cuidados do bombeiro, o colega que estava comigo foi conversar comigo e me acalmar, porque eu fiquei muito nervosa, tremia bastante. Eu só queria ajudar. Fiquei preocupada porque ela estava no chão, em uma BR”, relatou.

A militar afirmou que a situação marcou a equipe, principalmente pelo sofrimento demonstrado pela vítima. “Nossa preocupação maior foi porque ela realmente parecia estar em sofrimento. Foi muito triste, mas fizemos o que estava ao nosso alcance”, completou.

A equipe permaneceu no local até a chegada do Corpo de Bombeiros. A mulher foi encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Santa Mônica.

A líder administrativa Eliane Vasquez, de 39 anos, passava pelo local e disse à reportagem que se surpreendeu com a postura dos policiais. Para ela, a atuação da equipe foi cuidadosa e merece reconhecimento. “Achei interessante a abordagem dos policiais e pensei que essa história merecia ser divulgada. Eles conversaram com a vítima até a chegada do Corpo de Bombeiros. Acho que esse trabalho deles precisa ser falado”, afirmou.