Na última sexta-feira, 19 de maio, Ucrânia e Rússia realizaram uma nova troca de corpos de soldados que perderam a vida no conflito que se intensificou desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
Vladimir Medinsky, assessor do governo russo, informou que Moscou entregou a Kiev os restos mortais de mil militares ucranianos e, em troca, recebeu os corpos de 26 soldados russos. As autoridades ucranianas confirmaram a entrega, ressaltando que foram recebidos 1.003 corpos de militares russos. Após a troca, equipes de investigadores e especialistas foram designadas para realizar exames necessários e identificar os corpos recebidos.
O centro de coordenação de prisioneiros de guerra da Ucrânia divulgou no aplicativo Telegram imagens que mostram vários caminhões sendo utilizados para o transporte dos corpos. Também foram registradas cenas de pessoas vestindo macacões de proteção verificando os corpos, que estavam acondicionados em sacos brancos.
Desde o início do conflito, as trocas de corpos entre os dois países têm ocorrido com certa regularidade. Contudo, as autoridades de ambos os lados têm sido discretas quanto ao número total de soldados que morreram ou ficaram feridos ao longo da guerra.