Alemanha Convoca Embaixador Russo em Meio a Aumento de Tensões Diplomáticas
SÃO PAULO – O governo alemão convocou nesta sexta-feira (12) o embaixador da Rússia em Berlim devido a um aumento significativo de atividades consideradas ameaçadoras. A Alemanha aponta que estas ações, que incluem campanhas de desinformação, espionagem e ataques cibernéticos, estão associadas a Moscou.
De acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, as operações registradas incluem um ataque cibernético que afetou a segurança aérea do país em agosto de 2024. Esse ataque foi atribuído ao grupo APT28, identificado como uma organização russa dedicada à ciberespionagem. Além disso, a Alemanha acusa a Rússia de tentar influenciar e desestabilizar as eleições gerais que aconteceram em fevereiro deste ano.
O porta-voz afirmou que a Alemanha está “monitorando muito de perto” as ações da Rússia e que o governo tomará as devidas providências. No entanto, não foram especificadas quais medidas podem ser implementadas.
Simultaneamente, as autoridades diplomáticas europeias destacaram a importância de aprovar um empréstimo de reparações para a Ucrânia, que deve ser financiado por meio de ativos russos congelados. Esse assunto será debatido na próxima cúpula da União Europeia.
Fontes próximas ao assunto informaram que a Alemanha estaria disposta a garantir um total de 50 bilhões de euros dentro de um pacote que pode atingir 210 bilhões de euros. O apoio da Alemanha também se estende à proposta de usar ativos congelados de outros países europeus para financiar esse mecanismo.
As autoridades alertaram que a falta de um acordo durante a cúpula representaria um “sinal desastroso” para a Ucrânia e um sinal de fraqueza para toda a Europa.