21/01/2026
Mundo das Notícias»Notícias»China retoma importações de frango do RS após surto sanitário

China retoma importações de frango do RS após surto sanitário

A China anunciou o fim do embargo à importação de carne de frango do Rio Grande do Sul, que estava em vigor por um ano e meio. A decisão foi divulgada na sexta-feira, dia 16, e confirmada pelo Ministério da Agricultura do Brasil e pelas entidades do setor na terça-feira, dia 20.

Esse embargo foi instaurado em julho de 2024, após um surto da Doença de Newcastle identificado em uma granja na cidade de Anta Gorda, no estado. Durante quase três semanas, o Rio Grande do Sul esteve sob emergência zoosanitária para controle da situação. Em maio do ano passado, houve ainda um caso de gripe aviária em uma granja em Montenegro, mas somente um mês depois, o país foi considerado livre dessa doença, após 28 dias sem novos registros.

Embora a China tenha liberado as importações de frango de outros estados brasileiros em novembro de 2025, o bloqueio sobre o Rio Grande do Sul continuou. A restrição afetou diretamente as exportações de carne de frango do estado, que tiveram uma queda de cerca de 1% em 2024. Antes do embargo, a China respondia por quase 6% das exportações gaúchas, e a falta desse mercado foi sentida, embora algumas vendas para outros países tenham ajudado a compensar a situação.

A reabertura do mercado chinês ocorre após a apresentação de evidências de que as medidas de controle e erradicação da doença estavam sendo seguidas, de acordo com os padrões internacionais de saúde animal. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destacou a importância dessa decisão para a normalização do comércio de carne de frango e enfatizou que a ação reafirma a credibilidade do sistema sanitário brasileiro.

As negociações para a reabertura contaram com um diálogo constante entre as autoridades do Brasil e da China. O governo e as entidades do setor enviaram informações detalhadas sobre as ações de controle sanitário. Agora, espera-se uma retomada gradual das exportações, à medida que os sistemas de habilitação dos produtos sejam atualizados e os certificados sanitários, liberados. A China é considerada um dos principais destinos para o frango brasileiro e sua importância é fundamental para o equilíbrio do comércio internacional dessa proteína.