A equipe masculina de basquete escolar de Ponta Porã encerrou neste domingo (21) sua participação no Campeonato Mundial Escolar Sub-18, disputado em Zlatibor, na Sérvia.
Representando o Brasil, os sul-mato-grossenses fecharam a campanha com vitória sobre a Índia por 83 a 71, garantindo a 15ª colocação na classificação geral da competição.
A delegação brasileira contou com 12 atletas, sendo nove naturais de Ponta Porã, todos estudantes da Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira.
Na categoria masculina, a equipe foi a única representante do Brasil no torneio, que reuniu delegações de 31 países dos cinco continentes entre os dias 13 e 22 de junho.
Ao longo da competição, o time enfrentou seleções de Luxemburgo, Alemanha, Índia 2, Arábia Saudita, Taiwan e Índia.
Um dos momentos mais marcantes da campanha ocorreu na última rodada da fase de grupos, quando os brasileiros venceram a Arábia Saudita por 59 a 56 e garantiram vaga nas oitavas de final.
No mata-mata, a equipe encarou Taiwan e acabou derrotada por 91 a 52. Apesar da eliminação, os atletas seguiram na disputa pelas posições finais e encerraram a participação com triunfo sobre a Índia.
Segundo a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), o legado da competição vai além dos resultados dentro de quadra. A experiência de representar o país em um torneio mundial, enfrentar diferentes culturas e superar novos desafios contribui para a formação esportiva e pessoal dos estudantes-atletas.
O grupo é treinado por Hugo Roberto Gonçalves da Costa e integra o projeto “Os Meninos do Terrão”, iniciativa que nasceu em uma quadra de terra batida em Ponta Porã e se tornou referência em inclusão social e desenvolvimento esportivo na região de fronteira.
O trabalho ganhou projeção nacional ao receber o apoio de Oscar Schmidt, considerado um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro e padrinho do projeto.
O elenco brasileiro no Mundial Escolar Sub-18 foi formado por Davi Lucas Schroer Dias, Gabriel Alonso dos Santos, Gabriel Rodrigues, Joaquim Alencar Mondini, Kevin Arce de Souza, Luís Felipe Garay Boller, Luiz Gabriel Martins Ormay, Mateus Vinicius Felix Alexandre, Rafael Cardozo Romeiro, Samuel Menezes Amarilio, Tiago Reinaldo Alvarenga da Silva e Wellington Josias Pereira Gonçalves.
Mais do que a 15ª colocação, a participação no Mundial reforça o crescimento do basquete escolar de Mato Grosso do Sul e evidencia a força do trabalho desenvolvido em Ponta Porã, que levou jovens atletas da fronteira a representar o Brasil em uma das principais competições estudantis do mundo.
