A secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Brooke Rollins, anunciou que o governo do presidente Donald Trump deve revelar, em até duas semanas, um novo pacote de ajuda aos agricultores americanos, além de um acordo para a compra de soja pela China.
Neste ano, os produtores agrícolas dos EUA enfrentaram perdas significativas, estimadas em bilhões de dólares, devido à redução nas vendas para o mercado chinês. Essa queda se deu, em parte, porque a China aumentou suas importações de soja de países como Brasil e Argentina. Segundo informações do governo americano, em outubro, a China se comprometeu a comprar 12 milhões de toneladas de soja até janeiro e, na semana passada, adquiriu 1,6 milhão de toneladas nos primeiros três dias.
Rollins também mencionou que as negociações estão progredindo e expressou confiança de que a China cumprirá os acordos firmados. No entanto, mesmo que as compras sejam formalizadas agora, os embarques das novas encomendas só devem começar no início de 2026.
O presidente Trump comentou, em suas redes sociais, que conseguiu firmar um “acordo importante” com o presidente chinês Xi Jinping, abrangendo a soja e outros produtos agrícolas. Essa movimentação tem como objetivo facilitar a recuperação dos agricultores americanos, que buscam meios de equilibrar as perdas financeiras ocorridas ao longo do ano.