24/01/2026
Mundo das Notícias»Notícias»Trump e Zelensky se encontram em Davos para discutir guerra na Ucrânia

Trump e Zelensky se encontram em Davos para discutir guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou na última quinta-feira, dia 22, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. O objetivo do encontro foi discutir possíveis caminhos para encerrar a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Após a reunião, Trump foi questionado por repórteres e afirmou que “a guerra tem que acabar”, ressaltando que ainda há “um longo caminho a percorrer”. Ele expressou preocupação com a perda de vidas, afirmando: “Esperamos que ela acabe. Muitas pessoas estão sendo mortas”. Apesar da conversa, Trump não forneceu detalhes sobre o conteúdo das discussões e não comentou sobre o seu novo “Conselho da Paz”.

Zelensky, por sua vez, descreveu o encontro como “positivo” e disse que não tinha muito mais a compartilhar sobre o assunto. Ele destacou que a “última etapa” das negociações é desafiadora e afirmou: “Durante qualquer diálogo, com qualquer presidente, tenho que defender os interesses do meu país. Isso torna a conversa nem sempre simples”. No entanto, ele se mostrou otimista em relação ao resultado da reunião.

O presidente ucraniano revelou que documentos destinados a finalizar o conflito estão “quase prontos”. Ele mencionou que as equipes dos EUA e da Ucrânia estão colaborando constantemente nas negociações, trabalhando “quase todos os dias” para alcançar um acordo.

Zelensky também fez um apelo para que a Rússia esteja disposta a pôr fim à agressão, afirmando que a Ucrânia está empenhada em buscar uma resolução. Para continuar as discussões, uma reunião trilateral entre representantes dos Estados Unidos, Ucrânia e Rússia está agendada para ocorrer nos Emirados Árabes Unidos a partir de sexta-feira, evidenciando uma intensificação nas negociações para encerrar o conflito.