Trump diz que operações de imigração não foram longe o suficiente
No último domingo, 2 de novembro de 2025, durante uma entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre as operações de imigração no país. Ele afirmou que as ações contra imigrantes realizadas pela agência ICE (Imigração e Alfândega) não foram suficientes, gerando repúdio e protestos em várias cidades.
Trump, que havia processado a CBS por alegações de parcialidade nas entrevistas, concedeu a entrevista logo após assinar um acordo de 16 milhões de dólares com a Paramount, empresa controladora da CBS. Em resposta à interrogativa da apresentadora Norah O’Donnell, que questionou se as operações do ICE haviam excedido os limites, o presidente afirmou: “Acho que não foram longe o suficiente”.
Ele responsabilizou os “juízes liberais” designados por presidentes democratas, como Barack Obama e Joe Biden, por atrasar as operações de imigração. Em uma das perguntas, O’Donnell mencionou incidentes onde agentes do ICE usaram gás lacrimogêneo e quebraram vidros de carros em suas abordagens. Ao ser questionado sobre essas táticas, Trump respondeu que elas eram necessárias para manter a ordem.
Desde que reassumiu a presidência em janeiro deste ano, ele intensificou as deportações, uma de suas promessas eleitorais. Esse aumento nas operações do ICE provocou protestos e distúrbios, especialmente em cidades governadas por democratas, que têm sido alvo de um maior número de agentes de imigração.
Além disso, Trump tem solicitado a mobilização da Guarda Nacional para dar suporte aos agentes do ICE e proteger as instalações do governo. Ele já enviou tropas para Los Angeles, enquanto tentativas de realizar operações semelhantes em Portland e Chicago foram temporariamente interrompidas por decisões de tribunais federais.