A Campanha SP Sempre Alerta, promovida pelo Governo de São Paulo, tem como objetivo a prevenção de desastres em todo o estado. Coordenada pela Defesa Civil e em colaboração com diversos órgãos estaduais, a campanha visa informar e proteger a população de possíveis riscos. Durante a maior incidência de incêndios, o programa São Paulo Sem Fogo é ativado, assim como a Operação Chuvas, que amplia as ações de alerta e investe em tecnologia para proteção.
Desde 1º de dezembro e até 31 de março, a Operação Chuvas mantém todos os agentes da Defesa Civil em prontidão. Eles atuam com monitoramento constante do clima, emitem alertas e realizam vistorias em campo para garantir a segurança da população.
Para facilitar a compreensão sobre os alertas meteorológicos, a campanha introduziu um sistema de classificações em três cores. Cada cor indica um nível de risco e ajuda a população a entender melhor a gravidade de cada situação.
### Alerta Verde
O alerta verde sinaliza que as condições climáticas estão estáveis e que não há riscos iminentes de tempestades ou alagamentos. Mesmo assim, a população é orientada a tomar precauções, como:
– Conhecer áreas propensas a alagamentos ou deslizamentos.
– Manter telhados e calhas limpos e observar o descarte de lixo em encostas.
– Ter um plano de evacuação em caso de emergência.
– Ficar atenta a alterações no solo, como fissuras e inclinações em árvores, postes e muros.
– Proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
### Alerta Amarelo
O alerta amarelo representa um estado de atenção, indicando que os riscos meteorológicos estão começando a se intensificar, mas ainda não são críticos. Em situações de alerta amarelo, recomenda-se:
– Buscar abrigo em áreas mais altas se você se deparar com alagamentos.
– Acionar a Defesa Civil ao notar rachaduras ou outros sinais de instabilidade em estruturas.
– Evitar contato com águas de alagamento devido ao risco de contaminação.
– Seguir orientações recebidas através dos alertas da Defesa Civil.
### Alerta Vermelho
O alerta vermelho é a classificação mais crítica e indica uma emergência iminente, com alto risco para a segurança das pessoas. Nesse caso, as recomendações são:
– Deixar imediatamente áreas alagadas e buscar abrigo em locais mais altos.
– Se estiver dirigindo e se deparar com inundações, mantenha os vidros do carro abertos para evitar danos ao sistema elétrico e facilitar a evacuação, se necessário.
– Em caso de inundação severa, sair pelo vidro da janela e se abrigar no teto do veículo pode ajudar na chance de resgate.
– Quem vive em áreas de risco deve estar especialmente atento em dias de chuva e sair imediatamente ao notar sinais de deslizamento.
Com essas medidas, o objetivo é garantir a proteção da população e minimizar os danos em situações adversas.