O Kremlin comentou nesta quarta-feira (3) que as recentes vitórias do exército russo no combate na Ucrânia tiveram impacto nas negociações entre os dois países. A afirmação veio um dia após uma reunião em Moscou entre o presidente Vladimir Putin e o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff.
O assessor diplomático de Putin, Yuri Ushakov, disse que as conquistas militares da Rússia influenciaram o clima das discussões. Ele destacou que as ações dos soldados russos ajudaram a moldear a percepção de outros países sobre as possibilidades de uma solução pacífica para o conflito.
Após o encontro em Moscou, o Kremlin descreveu a conversa como “útil” e “construtiva”, mas também observou que ainda existe muito a ser feito nas tratativas. Ushakov ainda mencionou que não houve nenhum acordo sobre as regiões da Ucrânia que estão sob controle russo.
O exército russo, que enfrenta desafios e perdeu muitos soldados, continua tentando avançar no leste da Ucrânia, onde a resistência ucraniana permanece, apesar de ser menor em número. No mês passado, as forças russas conseguiram um de seus maiores avanços em um ano, de acordo com análises de centros de estudos de conflitos que monitoram a situação na região.