15/01/2026
Mundo das Notícias»Notícias»Queda nas receitas de petróleo e gás da Rússia atinge mínima em 5 anos

Queda nas receitas de petróleo e gás da Rússia atinge mínima em 5 anos

As receitas da Rússia com a venda de petróleo e gás reduziram para o nível mais baixo em cinco anos, de acordo com o Ministério das Finanças russo. Em 2025, as vendas no setor renderam cerca de 8,467 trilhões de rublos, o que equivale a aproximadamente 580 bilhões de reais na cotação atual. Essa quantia representa uma queda de 24% em relação ao ano anterior, destacando os desafios enfrentados pelo país.

Desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, o setor de hidrocarbonetos da Rússia tem enfrentado diversas sanções impostas por países ocidentais. Além das restrições comerciais, a economia russa também foi afetada pela diminuição nos preços do petróleo e pela valorização do rublo, a moeda local.

Esses elementos têm trazido dificuldades para a economia russa, que já encarra quase quatro anos de conflito. A inflação aumentou e o crescimento econômico foi prejudicado, levando a um cenário complicado para a gestão pública, que ainda depende em grande parte das receitas oriundas do petróleo e do gás.

Além disso, as infraestruturas do setor energético russo, como os depósitos de petróleo e as refinarias, enfrentam não apenas as sanções internacionais, mas também ataques de drones provenientes da Ucrânia, o que agrava ainda mais a situação.

Apesar das dificuldades, a Rússia continua a vender grandes quantidades de hidrocarbonetos para aliados como China, Índia e Turquia. Essas transações, frequentemente realizadas por meio de métodos pouco transparentes, buscam contornar as sanções impostas por nações do Ocidente.