quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Petróleo encerra em alta apesar de impasse Rússia-Ucrânia

editorial@mundodasnoticias.net
[email protected] EM 3 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 22:25

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira, 3, em meio a tensões globais e a falta de progresso nas negociações para acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Além disso, o mercado estava atento ao aumento nos estoques de petróleo nos Estados Unidos.

O petróleo WTI para janeiro, negociado na Nymex (New York Mercantile Exchange), teve um crescimento de 0,52%, com o preço atingindo US$ 58,95 o barril. Por sua vez, o Brent para fevereiro, que é negociado na ICE (Intercontinental Exchange de Londres), subiu 0,35%, alcançando o valor de US$ 62,67 o barril.

Durante a maior parte do dia, os preços da commodity mostraram uma tendência positiva. No entanto, após a divulgação de dados sobre o emprego no setor privado dos EUA, os preços perderam parte do ímpeto. Apesar dessa queda temporária, eles se recuperaram rapidamente, impulsionados pela continuidade das tensões geopolíticas.

Ainda segundo analistas, o acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia continua em uma fase inicial, sem avanços significativos. Em uma recente reunião entre representantes do Kremlin e dos Estados Unidos, um assessor de política externa do presidente russo, Yuri Ushakov, afirmou que Vladimir Putin “aceitou algumas propostas americanas”, mas considerou outras “inaceitáveis”.

De acordo com especialistas do Goldman Sachs, o mercado de petróleo não está precificando uma alta probabilidade de um acordo de paz a curto prazo ou a remoção de sanções contra o petróleo russo. Por outro lado, analistas da XMArabia indicam que a situação geopolítica contribui para a elevação dos preços do petróleo, embora incertezas sobre a demanda e condições macroeconômicas tragam dificuldades para uma alta duradoura.

No entanto, o aumento de 600 mil barris nos estoques de petróleo dos EUA limitou os ganhos. O mercado esperava uma queda nos estoques, que era projetada em quase 2 milhões de barris. Essa divergência entre expectativa e resultado impactou os preços.

Com o cenário atual, os preços do petróleo devem seguir uma leve tendência de alta, desde que as condições geopolíticas e econômicas permaneçam as mesmas.

Receba conteúdos e promoções