ITÁLIA
Recentemente, foram descobertas milhares de pegadas de dinossauros com cerca de 210 milhões de anos no Parque Nacional Stelvio, localizado nos Alpes Centrais, no norte da Itália. A descoberta foi feita por um fotógrafo de vida selvagem. As pegadas, que possuem até 38 centímetros de diâmetro, estão organizadas em fileiras paralelas, mostrando detalhes como marcas de dedos e garras. Especialistas acreditam que essas pegadas pertencem aos prossaurópodes, dinossauros herbívoros com longos pescoços e que podiam atingir até 10 metros de comprimento, considerados ancestrais dos brontossauros.
O Parque Nacional Stelvio fica próximo à fronteira com a Suíça e será uma das localidades que receberá eventos durante as Olimpíadas de Inverno do próximo ano. O Ministério da Cultura da Itália comentou que essa descoberta é uma maneira de conectar a história natural da região com um evento esportivo significativo, reforçando a relação entre o passado e o presente.
AUSTRÁLIA
Em Nova Gales do Sul, os banhistas estão sendo alertados sobre a presença de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Recentemente, um ninho da tartaruga cabeçuda foi encontrado na costa norte do estado. O programa NSW TurtleWatch, que conta com voluntários para monitorar e proteger os habitats das tartarugas, pediu que a população seja vigilante e reporte quaisquer descobertas de novos ninhos. Representantes do programa destacaram a importância da colaboração das comunidades costeiras na conservação dessas espécies.
CHINA
Os importadores franceses de foie gras, que é o fígado de pato ou ganso, estão voltando sua atenção para o mercado chinês. Isso acontece após o país asiático ter imposto restrições à importação desse produto durante surtos de gripe aviária na Europa. A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, se reuniu com o embaixador da China em Paris, Deng Li. Na reunião, eles discutiram maneiras de aumentar a oferta de produtos agrícolas franceses no mercado chinês.
MÉXICO
Com a Copa do Mundo FIFA de 2026 se aproximando, investidores dos Estados Unidos estão fazendo investimentos significativos no futebol mexicano. Um exemplo é a parceria entre a empresa General Atlantic, localizada em Manhattan, e a Ollamani, SAB, uma companhia mexicana que atua na área esportiva. Juntas, elas formaram uma nova entidade que adquirirá o Club América, um dos clubes de futebol mais conhecidos do México, além de ser responsável pelo Estádio Banorte, local onde ocorrerá a partida de abertura do torneio em junho. O valor da joint venture é estimado em aproximadamente 490 milhões de dólares.
CANADÁ
Um conflito ambiental está se formando na província de Quebec, onde uma floresta rara de abetos vermelhos com 200 anos de idade está sob ameaça. O Ministério de Recursos Naturais de Quebec planeja construir uma estrada de inverno através das florestas do Lago Grandbois, que abriga um dos últimos redutos dessa espécie. Ambientalistas protestam contra a decisão, chamando a área de “um diamante que queremos preservar”, ressaltando a importância de proteger esse ecossistema.