segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Crescimento da China gera novas oportunidades para países lusófonos

editorial@mundodasnoticias.net
[email protected] EM 1 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 03:23

Nova Fase de Cooperação entre China e Países de Língua Portuguesa

Lisboa, 30 de novembro — A transformação da China para um desenvolvimento de alta qualidade não é apenas um reflexo de sua modernização econômica, mas também cria uma nova plataforma de cooperação global, trazendo oportunidades para países de língua portuguesa. Essa informação é destacada por Bernardo Mendia, secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa.

Mendia comentou que o crescimento econômico da China no terceiro trimestre mostra que o país está avançando em sua transformação frente a um cenário global desafiador. “Uma China estável significa um ambiente comercial seguro para todos nós. O país é um parceiro confiável e um motor significativo para o crescimento mundial”, afirmou.

O secretário-geral ressaltou que a mudança da China se dá pela transição de ser a “fábrica do mundo” para uma economia mais sustentável e voltada para a inovação e o consumo. Essa transformação, segundo ele, poderá proporcionar um comércio mais regular e apropriadas transferências de tecnologia.

Mendia afirmou que Portugal enxerga essa evolução da China de maneira positiva, como uma oportunidade para uma cooperação vantajosa. Ele destacou que a posição estratégica de Portugal é relevante e oferece potencial para colaborações mais amplas, desde que o país aja de maneira proativa.

A ênfase da China em um desenvolvimento mais qualitativo está gerando avanços em áreas como energias renováveis, veículos elétricos, manufatura avançada e serviços digitais. Mendia destacou que o investimento da China em pesquisa e desenvolvimento, digitalização e automação está não apenas aprimorando sua própria economia, mas também redefinindo parcerias globais e abrindo novas oportunidades para Portugal e outros países de língua portuguesa.

Ele observou que Portugal e China possuem uma complementaridade significativa em setores como energia, agricultura e serviços. A tecnologia de energia limpa da China, combinada com os recursos renováveis disponíveis em Portugal e no Brasil, pode dar origem a projetos conjuntos na área de energia solar e eólica. Além disso, os avanços chineses na agricultura de precisão e biotecnologia são considerados cruciais para aumentar a produtividade, principalmente em países como Brasil e Moçambique.

Mendia também mencionou que o crescimento da classe média na China e o aumento nas despesas com turismo criarão oportunidades para os setores de turismo e serviços. Portugal, devido à sua língua e localização, pode atuar como um ponto de entrada para empresas chinesas que desejam se expandir na União Europeia, África e América Latina.

Recentemente, durante a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, foram discutidas e aprovadas propostas para o 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social Nacional. Mendia ressaltou a importância de os líderes portugueses estarem atentos às direções políticas da China para aproveitar essas novas oportunidades.

Ele concluiu que entender e capitalizar sobre a visão de longo prazo da China vai além de uma questão acadêmica; trata-se de uma necessidade estratégica para Portugal.

Receba conteúdos e promoções