segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Bolsas europeias caem e Stoxx 600 retorna a níveis anteriores

editorial@mundodasnoticias.net
[email protected] EM 22 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 08:23

As bolsas de valores da Europa estão enfrentando um dia de queda, com o índice Stoxx 600 se afastando de suas altas históricas alcançadas na última sexta-feira. Por volta das 6h43 (horário de Brasília), o Stoxx 600 apresentava uma redução de 0,2%, marcando 586,34 pontos, após registrar um recorde de 588,20 pontos anteriormente.

O setor de defesa foi um dos mais afetados, com uma queda de 0,5%. Isso se deve a notícias sobre o avanço das negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia. O governo russo afirmou que as conversas em Washington no último fim de semana foram “construtivas”. No entanto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou que ainda existem “sinais negativos” em relação à Rússia, aumentando a cautela no mercado.

Além disso, outras questões geopolíticas estão impactando o clima do mercado. Os Estados Unidos realizaram ataques a alvos do Estado Islâmico na Síria e apreenderam um petroleiro da Venezuela, o que contribuiu para a instabilidade global. Como resultado, os preços do petróleo subiram cerca de 1%, beneficiando as ações do setor de energia, que tiveram um aumento de 0,4%.

Em contrapartida, as ações de tecnologia mostraram uma recuperação, aliviando as preocupações em torno da inteligência artificial. Esse movimento se deu após bons resultados na Ásia, especialmente com perspectivas positivas para as exportações de chips da Coreia do Sul. O subíndice de tecnologia aumentou 0,7%, com destaque para as empresas alemã SAP e holandesa ASML, que registraram altas de 0,6% e 0,9%, respectivamente.

No setor de recursos básicos, as mineradoras também se destacaram com fortes altas, acompanhando o aumento dos preços do ouro, da prata e do cobre. O preço do cobre está próximo de atingir US$ 12 mil por tonelada em Londres. O subíndice de recursos básicos subiu 1,3%, com empresas como Glencore, Fresnillo e Endeavour Mining apresentando ganhos robustos na bolsa britânica. Apesar desse cenário positivo, o índice FTSE 100, que abrange as 100 maiores empresas listadas na Bolsa de Londres, caiu 0,4%, em parte devido a dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, que ficaram dentro das expectativas para o terceiro trimestre.

Outro destaque do dia foi a empresa Abivax, cujas ações tiveram uma alta de 8,4% em Paris. Isso ocorreu após a farmacêutica americana Eli Lilly manifestar interesse em adquirir a empresa biofarmacêutica francesa.

No que diz respeito aos mercados europeus, às 6h57 (horário de Brasília), O DAX, índice da bolsa de Frankfurt, registrou uma leve alta de 0,02%. Já o CAC40 de Paris caiu 0,3%, o FTSE MIB de Milão perdeu 0,32%, o Ibex 35 de Madri recuou 0,27%, e o PSI 20 de Lisboa teve uma queda de 0,6%.

Receba conteúdos e promoções