sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Rússia denuncia EUA por bloquear acesso da Venezuela ao petróleo

editorial@mundodasnoticias.net
[email protected] EM 25 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 22:53

O governo da Rússia criticou os Estados Unidos, acusando-os de agir como “piratas” e “bandidos” devido ao bloqueio imposto à Venezuela no Mar do Caribe. A declaração veio do Ministério das Relações Exteriores russo nesta quinta-feira (25).

Maria Zakharova, porta-voz da chancelaria russa, afirmou que o Mar do Caribe está vivendo uma “completa anarquia”, mencionando a revivescência de práticas como o roubo e a pirataria, que consideram superadas. Ela expressou a esperança de que o presidente dos EUA, Donald Trump, possa agir de forma pragmática e racional para encontrar soluções que sejam aceitáveis para todos os envolvidos, sempre respeitando o direito internacional.

Além de criticar os EUA, o governo russo reafirmou seu apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Eles defenderam a soberania do país e enfatizaram a importância de garantir a estabilidade e a segurança para que a Venezuela possa se desenvolver.

A Venezuela é rica em recursos naturais, possuindo a maior reserva de petróleo do mundo, com cerca de 303 bilhões de barris, de acordo com a Energy Information Administration (EIA) dos Estados Unidos. Apesar dessa riqueza, a extração do petróleo venezuelano é desafiadora, já que a maior parte do seu petróleo é classificada como extra-pesada. Essa tipologia exige investimentos elevados e tecnologia avançada, que são dificultados pelas sanções internacionais e pela infraestrutura deteriorada do país.

O petróleo pesado é especialmente compatível com as refinarias localizadas na Costa do Golfo dos EUA, o que aumenta o interesse estratégico dos americanos pela Venezuela. Essa relação mostra a complexidade dos interesses envolvidos no cenário político e econômico da região.

Receba conteúdos e promoções