sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Universidade chinesa planeja visita a Laguna em 2026

editorial@mundodasnoticias.net
[email protected] EM 17 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 04:54

Uma comitiva da Universidade de Yangzhou, na China, planeja visitar as cidades de Laguna e Florianópolis em 2026. A proposta foi apresentada durante uma reunião entre o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fragalli, e a direção da instituição chinesa. Esta é a segunda vez que a Udesc envia representantes à China, após a “Missão China”, que ocorreu no primeiro semestre deste ano.

A Udesc recebeu um convite dos chineses para se juntar ao Canal-city University Cooperation Mechanism (CUCM), uma aliança internacional de universidades que estão situadas em cidades históricas ligadas por sistemas de canais. O objetivo dessa colaboração é fomentar a troca de conhecimentos académicos, pesquisas científicas, intercâmbios culturais e inovação. A inclusão da Udesc se deve à sua presença em Laguna, uma cidade que atende os critérios do projeto.

Laguna é reconhecida como uma cidade canal devido ao Complexo Lagunar da região, um dos maiores do país. Essa relação se destaca por sua importância na gestão de recursos hídricos, pesca e aquicultura, turismo, conservação ambiental e planejamento sustentável. Segundo Júlia Vieira Rodrigues, secretária de Cooperação Internacional da Udesc, essa diversidade de características reforça o papel estratégico de Laguna como uma cidade ligada a sistemas aquáticos, o que a torna adequada para os objetivos do CUCM.

A visita dos representantes chineses também visa apresentar a universidade de Yangzhou aos acadêmicos da Udesc e fortalecer parcerias, como programas de bolsas de estudos e intercâmbio. A escolha de Florianópolis, assim como Laguna, se baseia na similaridade gastronômica com Yangzhou, o que pode contribuir para um intercâmbio cultural mais rico.

Receba conteúdos e promoções