Copa do Mundo de 2026: Fuso Horário Impacta Fãs Brasileiros na Europa
A Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México, apresenta um desafio significativo para os torcedores brasileiros que vivem na Europa. Estima-se que cerca de 1,6 milhão de brasileiros residam no continente europeu, com as maiores comunidades em Portugal, Reino Unido, Espanha, Itália e Alemanha. O fuso horário será um dos principais obstáculos para esses fãs durante o torneio.
O sorteio dos grupos, realizado recentemente, definiu os primeiros jogos da seleção brasileira. Todas as partidas da fase de grupos acontecerão à noite no horário de Brasília.
O Brasil fará sua estreia contra Marrocos no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília). Para os brasileiros na Itália e na Espanha, o jogo começará à meia-noite do dia 14, enquanto os torcedores em Portugal, Irlanda e Reino Unido poderão acompanhar a partida às 23h do dia 13.
O segundo jogo será contra o Haiti, no dia 19 de junho, às 22h (horário de Brasília). Isso significa que, para os fãs na Europa Ocidental, a partida será transmitida na madrugada, às 02h ou 03h.
O último jogo da fase de grupos será contra a Escócia, programado para o dia 24 de junho, também às 19h em Brasília. Assim, novamente, os brasileiros na Europa terão que acompanhar a partida durante a madrugada.
Calendário dos Jogos do Brasil na Fase de Grupos
Brasil x Marrocos
13/06, às 19h (Brasília)
Itália/Espanha: 00h de 14/06
Portugal/Irlanda/Reino Unido: 23h de 13/06Brasil x Haiti
19/06, às 22h (Brasília)
Itália/Espanha: 03h de 20/06
Portugal/Irlanda/Reino Unido: 02h de 20/06Escócia x Brasil
24/06, às 19h (Brasília)
Itália/Espanha: 00h de 25/06
Portugal/Irlanda/Reino Unido: 23h de 24/06
Caso o Brasil avance para as próximas fases, o padrão de horários deverá se manter.
Os horários das partidas foram definidos pela FIFA com o objetivo de atender ao público da América do Norte, que está no fuso horário da Costa Leste dos Estados Unidos. Nesse local, a diferença em relação a Brasília varia de uma a duas horas. Já entre o Brasil e os países europeus, essa diferença pode chegar a cinco horas, especialmente devido ao limite do horário de verão europeu.
Além disso, outras seleções também terão jogos programados em horários semelhantes. A Alemanha, por exemplo, começará sua participação contra Curaçao no dia 14, às 18h (horário de Brasília). A Espanha tem confrontos com Cabo Verde no dia 15, às 17h, e Portugal estreia no dia 17, às 18h.
Por outro lado, a seleção da Itália ainda não garantiu sua classificação para a Copa do Mundo e está disputando uma repescagem na Europa, que decidirá os últimos classificados do continente.