A Globo está investindo cada vez mais em novelas verticais, que são histórias contadas em capítulos curtos, focadas para o público que consome conteúdo pelo celular. A emissora anunciou a criação de cinco microdramas, com episódios de dois a três minutos e um total de 50 capítulos por história.
Na próxima sexta-feira, serão lançados os primeiros episódios de “Cinderela” e “O Segredo do Pobre Milionário”. Conta com os atores Gustavo Mioto e Maya Aniceto nos papéis principais, sob direção de Marcelo Zambelli e roteiro de Ricardo Hofstetter. A trama gira em torno de Diego, interpretado por Mioto, um empresário do agronegócio que se sente frustrado por não ter seguido a vida musical. Após um assalto, ele conhece Cindy, que está tentando fazer sucesso com sua banda em um bar. A partir daí, surge uma história de amor cheia de segredos, pois Diego não revela que é rico e já está comprometido.
Além de “Cinderela”, Hofstetter também está trabalhando em outro microdrama intitulado “Quem é o pai do meu bebê?”, que ainda está na fase de pré-produção e não teve seu elenco anunciado. O autor também foi convidado a liderar um novo projeto que envolve a criação de conteúdos para internet e celular, utilizando inteligência artificial no desenvolvimento de roteiros.
Recentemente, a Globo lançou o microdrama “Tudo Por Uma Segunda Chance” nas redes sociais. Essa produção conta com os atores Daniel Rangel, Jade Picon e Débora Ozório, e já liberou dez dos 50 capítulos previstos. A obra será também disponibilizada no Globoplay a partir de 12 de dezembro, junto com “Cinderela”.
Fora da Globo, o mercado de microdramas está crescendo. Em 2026, será lançada a Tele Tele, uma plataforma exclusivamente dedicada a esses tipos de produções. A primeira história da nova plataforma terá como protagonistas Vitória Strada e Jayme Matarazzo. Essa expansão no formato de novelas busca acompanhar as mudanças de consumo de conteúdo do público, que cada vez mais prefere formatos curtos e ágeis.