16/01/2026
Mundo das Notícias»Notícias»Premier canadense destaca parceria com a China em encontro com Xi Jinping

Premier canadense destaca parceria com a China em encontro com Xi Jinping

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, visitou a China, marcando a primeira vez que um líder canadense vai ao país em oito anos. Durante encontros com o presidente Xi Jinping, Carney falou sobre uma “nova parceria estratégica” entre os dois países.

As relações entre o Canadá e a China deterioraram-se em 2018, quando Ottawa deteve Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei, a pedido dos Estados Unidos. Como reação, a China prendeu dois canadenses, acusando-os de espionagem. Desde então, ambos os países aplicaram tarifas sobre suas exportações, enquanto a China enfrentou críticas por alegações de interferência nas eleições canadenses.

Carney agora busca melhorar esses laços, tentando reduzir a dependência econômica do Canadá em relação aos Estados Unidos, que é seu principal parceiro comercial. Após a elevação de tarifas por parte do ex-presidente Donald Trump, essa estratégia se tornou ainda mais necessária.

Em um discurso no Grande Salão do Povo, Carney expressou o desejo de que ambos os países possam “aproveitar o melhor do que essa relação representou no passado” para construir uma nova parceria, que atenda às realidades atuais do mundo. Ele enfatizou que o compromisso e a cooperação seriam fundamentais nessa nova fase, mencionando que áreas como agricultura, energia e finanças seriam prioridades para avanços imediatos.

Xi Jinping, por sua vez, elogiou o encontro e afirmou que as relações entre China e Canadá estão em um momento de mudança. Ele lembrou que a última conversa entre os dois líderes, que ocorreu durante a cúpula da APEC na Coreia do Sul no ano passado, abriu um novo capítulo para a cooperação entre os países. Xi destacou que o desenvolvimento saudável das relações beneficia os interesses de ambos os lados e expressou satisfação pelas conversas recentes, que visam restabelecer a cooperação.

Além disso, Carney se reuniu com o primeiro-ministro Li Qiang e também tem a intenção de dialogar com empresários para discutir comércio, reforçando seu empenho em revitalizar as relações comerciais entre Canadá e China.